quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

QUEIMA DAS FITAS 2008

A Queima das Fitas de Coimbra vai ter este ano um novo formato, aprovado pelo Magnum Consilium Veteranorum.
A Queima, começa este ano às 00:00 de 03 de Maio, com a serenata monumental, seguindo-se na Praça da Canção a primeira Noite do Parque, dedicada ao antigo estudante, no que constitui a maior novidade nas noites do parque.
A Serenata monumental passa a ser na sexta feira e o cortejo será realizado no domingo à tarde. Estas são as principais alterações ao modelo tradicional da festa da Queima das Fitas, tendo sido
justificada com a introdução do modelo de Bolonha no Ensino Superior e após uma reflexão no órgão que tutela a praxe académica, o Conselho de Veteranos.


(clica na imagem para aumentar)

6 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não consegui descobrir, por mais que leia e releia o novo formato da Queima das Fitas o que é que tem a ver a passagem do cortejo para um domingo com a introdução do modelo de Bolonha no Ensino Superior. Este João Luís (o Cuecas para os amigos), que ainda é do meu tempo de Faculdade, tem de facto um sentido para a asneira que até faz dó! Irra....

Pedro Ribeiro disse...

coitado do cuecas n tem culpa...
lê este artigo desse jornal referência chamado "Cabra"...

A redução dos cursos universitários, imposta por Bolonha, significa que os estudantes vão passar a ir no Cortejo dos Quartanistas apenas no último ano do primeiro ciclo. Assim, o cortejo vai ser antecipado, para que seja possível haver fitados.

O Dux Veteranorum da Universidade de Coimbra (UC), João Luís Jesus, avança que "o cortejo vai passar a ter lugar durante o fim de semana, provavelmente no domingo".


Por outro lado, a bênção das pastas, a verbena e a récita dos quintanistas vão ter lugar depois do cortejo, ao contrário do que acontece agora. Ou seja, o Cortejo dos Quartanistas será mesmo um dos primeiros eventos da Queima das Fitas. "Isto implica virar a Queima do avesso em termos de eventos tradicionais", lembrou o Dux Veteranorum.

Código da praxe em reestruturação

"A estrutura hierárquica praxística também vai ser completamente alterada", afirma João Luís Jesus. Alguns títulos de hierarquia da praxe vão desaparecer, como os "quartanistas" e os "quintanistas". Mas vão ser criados outros termos, através da recuperação de títulos antigos da Academia de Coimbra.

Até 30 de Abril, O Conselho de Veteranos está a receber propostas para a alteração do Código da Praxe, sendo que qualquer estudante da Universidade de Coimbra pode colaborar. Depois, o conselho vai apresentar o projecto à Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra, que dará a sua opinião.

O documento também vai ser apresentado à Reitoria da Universidade de Coimbra, "por deferência e porque a praxe em Coimbra faz parte da UC. Enquanto todas as partes não forem ouvidas as coisas não vão avançar", avança João Luís Jesus.

O Dux admite que "preferia não ter que mudar o Código da Praxe", devido ao Processo de Bolonha. "Mas já que tem de haver mudança, vamos fazer um código completamente novo, criando algo devidamente estruturado, que possa durar alguns anos", conclui João Luís.

O Conselho de Veteranos espera que o novo Código da Praxe entre em vigor em Setembro de 2007.

Pedro Ribeiro disse...

Problema de matemática

José Sócrates, numa das suas múltiplas visitas a escolas, numa delas considerada escola-modelo onde foi distribuir uns computadores aos professores, resolve pôr um problema às criancinhas.
(Desta vez, parece que não houve casting prévio...)

- Meninos, tenho um problema para vocês resolverem. Quem acertar na solução ganha um computador que eu ofereço!!!

Então, é assim:
Um avião saiu de Amesterdão com uma velocidade de 800 km/h; a pressão era de 1.004 ,5 milibares; a humidade relativa era de 66% e a temperatura 20,4 ºC.
A tripulação era composta por 5 pessoas, a capacidade era de 45 lugares para passageiros, a casa de banho estava ocupada e havia 5 hospedeiras, mas uma estava de folga.

A pergunta é... Quantos anos tenho eu?

Os alunos ficam assombrados.
O silêncio é total.
A professora fica estupefacta.
Então, o Joãozinho, lá no fundo da sala e sem levantar a mão, diz de pronto:

- 50 anos, senhor inginheiro!

José Sócrates surpreendido fita-o e diz:

- Caramba! Acertaste em cheio. Vou dar-te o computador!
Eu tenho mesmo 50 anos. Mas como encontraste esse número?

E Joãozinho diz:
- Bem, foi muito fácil. Foi uma dedução lógica, porque eu tenho um primo que é meio parvo, e tem 25 anos...

Anónimo disse...

ah ah ah

Quanto ao cortejo da Queima passar a ser ao domingo. Esta medida veio beneficiar os antigos alunos, pois é uma maneira de mais fácilmente marcarem presença neste evento.
Acabou foi a mama da dispensa da tarde de 3ª feira para alguns funcionários públicos.

Anónimo disse...

Ora bem. Não me choca nada que o cortejo seja a um domingo.

É tudo uma questão de hábito. Lembram-se quando a queima era no Parque da Cidade?

Um gajo que ainda anda na universidade e que é do teu tempo!! Este tipo devia pagar uma propina 10 vezes superior ao normal.

Anónimo disse...

Que história é essa do Bufo no Sporting?
O Paulo Bento diz que quando descobrir quem é o bufo um dos dois sai do Sporting.

Alguém explica?