terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Circunspecção de mau gosto

Texto de Ricardo Araújo Pereira publicado na revista Visão:


"Julgo que a opinião da directora da DREN, Margarida Moreira, segundo a qual a ameaça a uma professora com uma arma de plástico foi uma brincadeira de mau gosto, é uma brincadeira de mau gosto. Mais uma vez se prova que a crítica de cinema é extremamente subjectiva. Eu também vi o filme no YouTube e não dei pela brincadeira de mau gosto. Vi dois ou três encapuzados rodearem uma professora e, enquanto um ergue os punhos e saltita junto dela, imitando um pugilista em combate, outro aponta-lhe uma arma e pergunta: «E agora, vai dar-me positiva ou não?» Na qualidade de apreciador de brincadeiras de mau gosto, fiquei bastante desapontado por não ter detectado esta antes da ajuda de Margarida Moreira.
Vejo-me então forçado a dizer, em defesa das brincadeiras de mau gosto, que, no meu entendimento, as brincadeiras de mau gosto têm duas características encantadoras: primeiro, são brincadeiras; segundo, são de mau gosto. Brincar é saudável, e o mau gosto tem sido muito subvalorizado. No entanto, aquilo que o filme captado na escola do Cerco mostra aproxima-se mais do crime do que da brincadeira. E os crimes, pensava eu, não são de bom-gosto nem de mau gosto. Para mim, estavam um pouco para além disso – o que é, aliás, uma das características encantadoras dos crimes. Se, como diz Margarida Moreira, o que se vê no vídeo se enquadra no âmbito da brincadeira de mau gosto, creio que acaba de se abrir todo um novo domínio de actividade para milhares de brincalhões que, até hoje, estavam convencidos, tal como eu, que o resultado de uma brincadeira é ligeiramente diferente do efeito que puxar de uma arma, mesmo falsa, no Bairro do Cerco, produz.
O mais interessante é que Margarida Moreira, a mesma que agora vê uma brincadeira de mau gosto no que mais parece ser um delito, é a mesma que viu um delito no que mais parecia ser uma brincadeira de mau gosto. Trata-se da mesma directora que suspendeu o professor Fernando Charrua por, numa conversa privada, ele ter feito um comentário desagradável, ou até insultuoso, sobre o primeiro-ministro. Ora, eu não me dou com ninguém que tenha apontado uma arma de plástico a um professor, mas quase toda a gente que conheço já fez comentários desagradáveis, ou até insultuosos, sobre o primeiro-ministro. Se os primeiros são os brincalhões e os segundos os delinquentes, está claro que preciso de arranjar urgentemente novos amigos."

10 comentários:

Anónimo disse...

Pois é... Mas isto é a opinião do Ricardo Araujo Pereira que, para além dum tipo com brincadeiras de muito bom gosto, é um gajo reconhecidamente bastante inteligente e compreende os valores e a importância que a escola e a educação têm na vida das pessoas e dos jovens em particular. Razão pela qual, completou os seus estudos até ao fim!
Pena que nem todos sintam o mesmo.
Já repararam que a maioria das pessoas que dizem mal da educação e dos professores, são aqueles que praticamente deixaram de estudar e foram sempre maus alunos???!!!!
Sintomático, não????
Claro... eu sei que vão dizer que isso não é bem assim e tal, que até o nosso Primeiro Ministro diz mal dos professores e coisa e tal! Eu sei disso, mas... vendo bem as coisas, durante a sua passagem por Coimbra, para além de ser jogador de esgrima (nessa altura ainda era do PSD, ou não fosse este um desporto dos "meninos" de direita), mas dizia eu, para além disso, foi um péssimo aluno do ISEC, e o resto já todos sabem como foi!!!! ehehehehehe! Assim, também eu !!!!

Vivam as NOVAS OPORTUNIDADES!!!! ehehehehe

GRANDE PAÍS... Andaram vocês a vida toda a tirar um curso superior, e agora já se pode fazer o 10º, 11º e 12º anos em 3 meses!

GANDA PAÍS !!!!!

AVANTE CAMARADA AVANTE!!!!

Pedro Ribeiro disse...

subscrevo tudo, menos a "estória" das NOVAS OPORTUNIDADES.
qual é a relação com o ensino habitual????
as novas oportunidades, penso eu, são uma boa iniciativa, que abre novas portas a quem ao longo da vida trabalhou e recolheu experiência que agora poderá passar para o papel. Ou não será assim? Agora, não sei se estará, a ser colocada em prática de forma correcta. Se souberes de algum caso diz-me.

abraços

Pedro Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Ribeiro disse...

http://pt.delicast.com/radio/Portugal/Radio_Nova_Antena

Pedro Ribeiro disse...

não consigo meter o link todo...daí ter apagado o texto anterior.
no entanto, na sequência do link anterior falta: Nova_Antena

Anónimo disse...

Espectacular este site!

Pedro Ribeiro disse...

*Carta enviada (verídica) de uma mãe para outra mãe em São Paulo, após um noticiário na TV:

De mãe para mãe...

'Vi o seu enérgico protesto diante das câmaras de televisão contra a transferência do seu filho, menor, infractor, das dependências da prisão em São Paulo para outra dependência prisional no interior do Estado de São Paulo.
Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que passou a ter, para visitá-lo, bem como de outros inconvenientes decorrentes daquela mesma transferência.
Vi também toda a cobertura que os média deram a este facto, assim como vi que não só você, mas igualmente outras mães na mesma situação que você, contam com o apoio de Comissões Pastorais, Órgãos e Entidades de Defesa de Direitos Humanos, ONG's, etc...

Eu também sou mãe e, assim, bem posso compreender o seu protesto. Quero, com ele, fazer coro. No entanto, como verá, também é enorme a distância que me separa do meu filho.
Trabalhando e ganhando pouco, idênticas são as dificuldades e as despesas que tenho para visitá-lo.
Com muito sacrifício, só posso fazê-lo aos domingos porque labuto, inclusive aos sábados, para auxiliar no sustento e educação do resto da família. Felizmente conto com o meu inseparável companheiro, que desempenha, para mim, importante papel de amigo e conselheiro espiritual.

Se você ainda não sabe, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou cruelmente num assalto a um vídeo-clube, onde ele, meu filho, trabalhava durante o dia para pagar os estudos à noite.

No próximo domingo, quando você estiver abraçando, beijando e fazendo carícias ao seu filho, eu estarei visitando o meu e depositando flores na sua humilde campa rasa, num cemitério da periferia...

Ah! Já me ia esquecendo: e também ganhando pouco e sustentando a casa, pode ficar tranquila, pois eu estarei pagando de novo, o colchão que seu querido filho queimou lá, na última rebelião de presidiários, onde ele se encontrava cumprindo pena por ser um criminoso.
No cemitério, ou na minha casa, NUNCA apareceu nenhum representante dessas 'Entidades' que tanto a confortam, para me dar uma só palavra de conforto, e talvez indicar quais "Os meus direitos".

Para terminar, ainda como mãe, peço "por favor":
Faça circular este manifesto! Talvez se consiga acabar com esta (falta de vergonha) inversão de valores que assola o Brasil e não só...
Direitos humanos só deveriam ser para "humanos direitos" !!!

Anónimo disse...

100% DE ACORDO!

CARTA DIVINAL QUE REPRESENTA TUDO AQUILO QUE SEMPRE DEFENDI!

Anónimo disse...

Sem dúvida. Infelizmente e não é só no Brasil, reclama-se mais pelas condições dos presidiários do que por aquelas pessoas que levam uma vida honesta e vivem na miséria ou em grandes dificuldades.

Anónimo disse...

O U.Coimbra continua imparável na Divisão de Honra da AFC. Desta vez foi ganhar a O. Hospital por 1-0.
Em 16 jogos conta com 44 pts,14 vitórias e dois empates, 54 golos marcados e apenas 4 sofridos.