sexta-feira, 7 de março de 2008

Café Sta Cruz - Actividades no mês de Março


7 de Março
Concerto de Páscoa com SAX ENSEMBLE
Apoio - INATEL
Sexta-feira
21h45 - Entrada gratuita



13 de Março
Grupo de Fados - Verdes Anos
Quinta-feira
21h45 - Entrada gratuita

14 de Março
Sexta à Noite no Café Santa Cruz
Música Acústica ao Vivo
Sexta-feira
22h00 - Entrada gratuita

20 e 21 de Março
Grupo de Fados - Associação Cultural Menina e Moça
Quinta-Feira e Sexta-Feira
21h45 - Entrada gratuita

22 de Março
Concerto de Páscoa - Grupo de Cordas Allegro
Sábado
21h45 - Entrada gratuita

28 de Março
Sexta à Noite no Café Santa Cruz
Música Acústica ao Vivo
Sexta-feira
22h00 - Entrada gratuita

43 comentários:

Anónimo disse...

Caros,

Para quem não sabe no próximo domingo irá decorrer a Feira dos Lazaros.

"No penúltimo Domingo antes da Páscoa, que a Igreja dedica a recordar a ressurreição de Lázaro, a população conimbricense acorria em massa a visitar os doentes deste hospital popularmente designado por Lázaros.

No largo fronteiro ao hospital, juntavam-se vendedores de diversos produtos que os visitantes adquiriam para oferecer aos doentes ou levar para suas casa.

Ali se fazia a venda de doces e guloseimas, como os manjares brancos sobre discos de barro vermelho, as tradicionais arrufadas de Coimbra, os pastéis de Santa Clara, o arroz-doce, etc...

Não faltavam igualmente, as bolas de serrim, suspensas por elástico para fazer vai-vem e os brinquedos de madeira, como trapezistas de braços articulados dando cambalhotas à volta de um cordão.

Todavia, o produto mais característico é constituído pelas galinhas feitas com massa de pão e enfeitadas com penas que acabaram mesmo por ser designadas por Lázaros. "

PS: Parabéns ao Café Santa Cruz pelo espaço cultural que está sabiamente a ocupar. Daqui vai um abraço aos Sá Marques!

Anónimo disse...

Nunca ouvi falar nessa feira dos Lazaros ...
Estamos sempre a aprender ...

Hoje Manifestação em Lisboa com cerca de 100 mil professores! incrível!

Anónimo disse...

Feira dos Lázaros é mesmo ao lado de minha casa! Vai aqui um corrupio na rua que não me lembro nunca de ter visto!
Já lá fui dar uma espreitadela e digo-vos que está melhor que no ano passado, aliás, tem vindo a melhorar de ano para ano!

Quanto à manifestação de professores: "São todos uma cambada de comunistas, que estão a ser instrumentalizados por sindicatos e partidos políticos da oposição"

Já nem falo disso, já nem me interessa falar de educação, quando a educação e os professores em Portugal são vistos como são! Já não vale a pena!

Tanto se fala na Finlândia, ou nos Países Nórdicos, mas a verdade é que ser professor nessas regiões é sinónimo de grande respeito e são a classe socio-profissional mais bem vista e mais respeitada e muito bem remunerada. Muitos pais destes países, desejam que os seus filhos sejam professores. Quantos em Portugal o desejam ????
Enfim... "Portugal no seu melhor"

Quanto à manifestação: para quê perder tempo com isso! Eles estão a cagar nisso! querem lá saber o que acha um classe sócio-profissional!
O que os professores poderiam fazer, e isso sim, isso iria abanar, era uma greve geral na altura dos exames nacionais do 12º ano! ISSO SIM, ISSO É QUE IRIA MEXER COM MUITA COISA! Agora manifestações com 100 mil pessoas? O que é isso? E são estes senhores de "esquerda"... eheheheeh

Ninguém sonha o clima que se vive nas escolas, o que a mim mais me está a deixar triste, é que esse clima de insatisfação está a começar a passar para os alunos. Eles já sentem isso e a verdade é que estão do nosso lado, contrariamente ao que o Governo pensa!

Enfim, o meu sonho de professor, a minha alegria de trabalhar com miúdos, e tu Miguel, melhor do que ninguém sabes a alegria que tenho no meu trabalho, o prazer que sinto ao trabalhar com miúdos, ensinar-lhes coisas para a vida, está a esmorcer-se.. assim não vale a pena! Recordas-te que um dia, há já alguns anos atrás, te disse que para mim ser professor é uma benção, é não ter trabalho e ser pago para isso, que era a melhor e a mais gratificante profissão do mundo? Recordas-te disso ???

Pois é amigo, já só resta mesmo muito pouco dessa paixão, e a mim, o que me entristece é que quem vai pagar a factura são os alunos!

Números para a União Europeia...
Percentagem de sucesso...
Taxa de abandono...

Neste momento vamos ter que passar os alunos, mesmo sem nada saberem! O que interessa é que o insucesso baixou!

A velha máxima de que "Coimbra é uma mulher, só passa quem souber", com estes senhores acabou, o que, para ser sincero não me admira, pois com um Primeiro Ministro que "arrecadou" uma licenciatura com o facilitismo com que a tirou, admirado estaria eu do contrário !!!

Um abraço daquele que pretende que os vossos filhos aprendam, tenham conhecimentos, saibam como é a vida lá fora, possuam um raciocinio lógico, mas que alguém lá de cima não deixa.

Pedro Ribeiro disse...

in site portugal diário


A contestação à política da educativa vai prosseguir com uma semana nacional de luto nas escolas, um abaixo-assinado a entregar ao primeiro-ministro e manifestações todas as segundas-feiras durante o terceiro período.
«Vamos dar um dia ao Governo para pensar, reflectir sobre o que aconteceu nesta jornada história. Se não houver reacções, avançamos para novas medidas, começando já por uma semana de luto nesta última semana do segundo período», anunciou na Praça do Comércio, em Lisboa, o porta-voz dos sindicatos, Mário Nogueira.
«Aconselhamos os professores a vestirem-se de negro todos os dias até ao fim da semana». Já no terceiro período, «todas as segundas-feiras vão ser de protesto».

Ministra: 100 mil docentes na rua «não é relevante»
100 mil professores nas ruas de Lisboa
70 por cento dos professores na marcha da indignação

«O vestuário escuro e a colocação de sinais visíveis de luto nas escolas será a forma de manifestarmos o mais veemente protesto pelas actuais políticas educativas. Um luto que os professores adoptarão sempre que um membro do Governo se desloque à sua escola e da visita se tenha conhecimento prévio», apelou Mário Nogueira.

O calendário dos protestos

O calendário dos protestos à segunda-feira já ficou definido: 14 de Abril no Norte, a 21 na região Centro, a 28 na grande Lisboa e a 05 de Maio no Sul e Regiões Autónomas. Depois é retomada a mesma ordem.

Reagindo às declarações da ministra Maria de Lurdes Rodrigues que, em entrevista recente à RTP, referiu que os professores desconheciam a reforma educativa, Mário Nogueira afirmou que «a ministra teve hoje a resposta e isto demonstra que o problema já não é dela, mas do primeiro-ministro».

«Se (José Sócrates) não quer ver o país virar-se contra ele, vai ter de tomar medidas contra esta ministra», adiantou o porta-voz dos sindicatos, para quem o chefe do Governo está a criar «uma fogueira que pode tornar-se incontrolável».

Segundo a plataforma de sindicatos que organizou a «Marcha da Indignação», estiveram nas ruas de Lisboa 100 mil professores, enquanto os números da PSP apontam para uma adesão acima dos 85 mil.

As exigências dos professores

O também secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou ainda a entrega ao Governo, no primeiro dia de aulas do 3º período, de um abaixo-assinado com as posições aprovadas hoje pelos professores.

Entre outras reivindicações, constam a renegociação do Estatuto da Carreira Docente e dos horários de trabalho, bem como a suspensão do processo de avaliação de desempenho até ao final do ano lectivo.

Do rol de iniciativas consta ainda o «Dia D», de debate, no terceiro período, «em que os professores, em todas as escolas e agrupamentos, tendencialmente no mesmo dia e à mesma hora, paralisarão a sua actividade para reflectirem sobre as suas condições de trabalho e de exercício da profissão».

Segundo Mário Nogueira, será promovida uma campanha em defesa do horário de trabalho, com a distribuição de minutas para que seja requerido o pagamento extraordinário sempre que sejam ultrapassados os limites legalmente estabelecidos, quer em actividade lectiva ou não lectiva.

Anónimo disse...

Tó esse teu discurso foi mesmo incisivo, estás mesmo desanimado com esta situação.

Anónimo disse...

Parece que sim amigo! Espero que um dia também tu não estejas, quando os teus filhos "pagarem" a factura pela situação que se vive actualmente nas escolas!

Seguramente que gostarás que os teus filhos passem de ano, mas porque sabem, não porque devem e podem!

Enfim... como dizia Jean Piaget "Só diz mal do ensino e fundamentalmente dos professores, quem foi mediocre nas escolas, quem detestava os professores por serem transmissores de conhecimento"

Não fazes ideia o que me tenho lembrado neste grande pensador do século passado. De facto tenho reparado como ele tinha razão! Já viste alguém que foi excelente, que tivesse sido brilhante como aluno, competente no seu trabalho, dizer mal dos professores ????????????

Pois.....

A verdade amigo, é que sou Gestor da minha escola, tenho a meu cargo 120 professores, 35 funcionários e cerca de 1000 alunos, o que dá 1155 pessoas (grande empresa heim???), e não sonhas o clima que se vive nas escolas actuais... não fazes ideia. Desde professores meus a dizerem "Escusa de marcar reuniões, dou 20 a todos". Agora pergunto eu, é isto que queres para os teus filhos??? Eu não !!!
Acredita que já pensei em vir-me embora, voltar a ter as minhas turmas, sair da gestão, pois tenho que fazer cumprir algo com que sou contra! Que se lixe o dinheiro, que se lixe tudo!

Nem sonhas o que se vive nas escolas! Estes senhores dividiram as nossa classe em 2 categorias! Dividiram-nos e agora reinam! Imagina que na empresa onde trabalhas, se dividissem os engenheiros em "engenheiro" e "engenheiro titular" em que estes iriam observar o teu trabalho, no momento, na hora, em que estavas a trabalhar e com uma caneta, mesmo à tua frente, iriam apontar os teus erros e as tuas virtudes! Achas isso bem? Imagina que acontecia algo de errado que não dependesse de ti, achas bem que o "engenheiro titular" te acusasse disso? É o que se passa no ensino amigo! se os meus alunos tiverem boas notas, o professor também as terá, senão...

Se assim fosse com os médicos...ehehehehe

Coitados dos Excelentes médicos que existem no IPO nos cuidados paleativos com doentes terminais! O seu exito é praticamente nulo, por isso, deveriam ter nota negativa.. achas?

Percebes agora porque o meu discurso foi mesmo incisivo,e estou mesmo desanimado com esta situação ????

Agora pensa quem vai pagar a factura !!!!! Nessa altura todos se vão lembrar destes dias !!!!

Pedro Ribeiro disse...

Marques Mendes - Novo Pensionista

Aos 50 anos de idade e com 20 anos de descontos como Deputado, Marques Mendes acaba de requerer a Pensão a que tem direito, no valor mensal vitalício de 2.905 euros mensais.

Contudo, um trabalhador normal tem de trabalhar até aos 65 anos e ter uma carreira contributiva completa durante 40 anos para obter uma reforma de 80% da remuneração média da sua carreira contributiva.

--- Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a
energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas - Guerra Junqueiro escrito em 1886

Pedro Ribeiro disse...

Coisas do circo

Hooligans em Lisboa

Tenho vergonha destes pseudo-professores que trabalham pouco, ensinam menos, não aceitam avaliações.

Eles aí estão ‘em estágio’. Faz-me lembrar os hooligans quando há uma disputa futebolística em causa. Chegaram pela manhã em autocarros vindos de todo o País, alugados pelo Partido Comunista. Vestem de preto e gritam desalmadamente. Como diz um tal Mário Sequeira, em tom de locutor de circo, “à maior, à mais completa, à mais ruidosa manifestação de sempre que o País viu”.

Eu nunca tinha apreciado professores travestidos de operários da Lisnave, como aqueles que cercaram a Assembleia da República, nos anos idos de 1975, com os cabelos desalinhados, as senhoras a fazerem tristes figuras, em nome de nada que seja razoável considerar. Lembro-me bem dos meus professores. Não tinham nada que ver com esta gente. Eram referências para os seus alunos. A maior parte escolheu aquela profissão porque gostava de ensinar. Talvez por isso eram todos licenciados e com um curso (dois anos) de pedagógicas. Aprendi muito com eles e quando dei aulas, no liceu e na universidade, utilizei muitas vezes os seus métodos.

Estou-lhes grato para a vida inteira. Hoje as coisas são bem diferentes, embora seja óbvio que estes manifestantes são só uma parte dos professores. Felizmente ainda há milhares de professores (talvez a maioria) que exercem com toda a dignidade a sua profissão. A manifestação é contra uma professora que agora é ministra. Uma ministra sábia, tranquila, dialogante, que fala com uma clareza tal que só os inúmeros boatos, a manipulação e a leitura distorcida do que propõe podem beliscar o que de boa-fé pretende para Portugal. Se reduzirmos à expressão mais simples as suas pretensões tudo se pode resumir assim:

– Portugal não pode continuar a pôr cá fora jovens analfabetos, incultos e impreparados, como acontecia até aqui.

– Os professores colaboraram com um sistema iníquo que permitia faltas sem limites, baixas prolongadas sem justificação e incumprimento dos programas escolares.

– Os professores não são todos iguais. Quero referir-me àqueles que sem nenhuma vocação (com ou sem curso Superior) instalaram um culto madraceirão que ninguém punha em causa nem responsabilizava, mas que estava a matar o ensino.

Confesso que tenho vergonha destes pseudoprofessores que trabalham pouco, ensinam menos, não aceitam avaliações e transformaram-se em soldados do Partido Comunista, para todo o serviço. Maria de Lurdes Rodrigues é uma ministra determinada. Bem haja pela sua coragem. Por ter introduzido um sistema de avaliação dos professores, por ter chamado os pais a intervir, por ter fechado escolas sem alunos, por ter prolongado os horários e criado as aulas de substituição, por ter resolvido o problema da colocação dos professores, por ter introduzido o Inglês, por levar a informática aos lugares mais recônditos do País. Estas entre outras medidas já deram frutos. Diminuiu o abandono escolar, os métodos escolares estão a criar alunos mais preparados, os graus de exigência aumentaram. O PCP pode usar a tropa de choque que agora arranjou para enfraquecer o Governo e utilizar as suas artes de manipulação e demagogia até a exaustão. Mas creio que a reforma tem de se fazer, a bem do País. É absolutamente nítido que os professores não têm razão. E os estúpidos do PSD que se aliaram ao PCP perderam o tino de vez, porque Portugal não pode parar mais. Espero ver Luís Filipe Menezes à cabeça da manifestação contra os interesses do País.

Emídio Rangel

Anónimo disse...

Opiniões...

Também conheço diversas opiniões de diferentes profissões, incluíndo a do Sr. Emídio Rangel e nem sempre com razão!!!!!

enfim... como diria o Saudoso Mestre Agostinho da Silva:

"A Educação é como o futebol, todos temos a mania que percebemos, mas a verdade é que só alguns e poucos sabem bem jogar à bola"

Pois...

Vindo de quem vem até quero que esteja contra os professores, Sinceramente, se o Emídio Rangel estivesse do lado dos professores, aí sim, ficaria preocupado!

Deve ser das drogas que anda a consumir, estão agora a fazer efeito... Nunca vi tanta barbaridade escrita num só texto, tantas inverdades juntas!

Mas tudo bem, eles é que sabem !!!

Anónimo disse...

Pois é... está explicado:

"É um omnipresente. Num ano praticamente de defeso (descontando as consultorias, colaborações e actividades pontuais), Emídio Rangel voltou à ribalta mediática. O seu nome é falado com insistência para a nova Media Capital que os espanhóis da Prisa querem erguer. Próximo de Sócrates, Rangel admitiu ao DN conversas com Paes do Amaral. O seu nome surge associado à reformatação das rádios do grupo e ao já assumido desejo de criar uma rádio informativa. É ainda a referência óbvia para a TVI, num cenário de saída de Moniz. A todas as notícias, Rangel responde com sorrisos e gargalhadas bem-dispostas."

Anónimo disse...

olá Malta

Anónimo disse...

Saudações Benfiquistas!!!

Pedro Ribeiro disse...

reacções ao artigo de emidio rangel...in correio da manhã

"SOU CONTRATADA HÁ DEZ ANOS" Marta Gonçalves, 33 anos, prof. de Inglês/Português, de Fafe

“Estou a contrato há 10 anos, tive sempre emprego e não percebo porque continuo nesta situação. Estou aqui por causa desta instabilidade. Preocupa-me também a burocratização que está a ser imposta com a avaliação, por isso sugiro mais calma na implementação do modelo. Os professores devem ser avaliados, mas não com esta pressão. Apoio a demissão da ministra.”

"O PROFESSOR JÁ NÃO É PROFESSOR"

José Afonso, 45 anos, prof. de Educação Tecnológica, de Lisboa

“Nunca participei numa manifestação, é a primeira vez. E faço-o porque a escola pública não aguenta mais estas políticas. Não sai nada de jeito em termos de legislação daquele Ministério. O Estatuto do Aluno é o que mais me indigna, seguido da revisão do Estatuto da Carreira Docente. O professor já não é professor; dedica mais tempo às tarefas burocráticas do que ao Ensino.”

"ESTÃO A DENEGRIR OS PROFESSORES"

Maria José Sousa, 48 anos, prof. do 1.º Ciclo, de Benavente

“Nestes três anos de Governo nunca participei em nenhuma manifestação. Não podia deixar de estar aqui hoje a defender um ensino como deve ser. Esta política está a denegrir os professores. Os decretos regulamentares vêm em catadupa e sentimos dificuldade em realizar as tarefas que os documentos nos impõem. Somos pela avaliação, não acreditamos é na forma como está a ser imposta.”

"MINISTRA DEVE ADIAR A AVALIAÇÃO"

Anabela Campos, 28 anos, prof. de Biologia/Geologia, de Braga

“Sinto-me completamente injustiçada. Acho que estão a gozar com os anos que investi no meu percurso académico. Sou contra este Estatuto e a forma como a avaliação está a ser feita. Não vejo qual a necessidade de incluir as notas dos alunos nas avaliação dos professores. Acho que a ministra devia adiar a aplicação desta avaliação e depois repensar com os professores este modelo.”

"É O BAPTISMO EM MANIFESTAÇÕES"

Mário Ferreira, 46 anos, prof. de Economia, de Vila Pouca de Aguiar

“É o meu baptismo em manifestações. Sou eleitor do PS desde 1980, votei PS quase sempre e estou muito desagradado com a avaliação. Não sou contra, mas o processo está a ser feito num prazo muito curto. Está errada a complexidade do modelo. Os professores quase não têm tempo para prepararem aulas. Se querem fazer esta avaliação como está, o melhor é dispensarem-nos da componente lectiva.”

"A CAUSA É JUSTA E SOU SOLIDÁRIO"

José António, 66 anos, advogado, marido de uma professora, Lisboa

“Estou aqui porque a causa é justa e temos de ser solidários. Tenho um conhecimento próximo da situação. Todo este sistema de avaliação é controverso e impede a progressão na carreira. Havia professores que tinham expectativas agora goradas, o que também se reflecte na família. Conheço casos em que as medidas a ser implementadas na escola estão a prejudicar a família.”

"ESTOU DESMOTIVADO"

João Reis, 44 anos prof. de Português, de Castelo Branco

“Raramente participo em manifestações. Acho que estamos a passar o limite do aceitável na matéria da avaliação e da progressão na carreira. Estou desmotivado. Há muitos anos que não me acontecia ir para a escola e mal conseguir dar aulas. Sou contra este modelo de avaliação. Porque motivo se incluem as notas dos alunos na avaliação? Para mim é ridículo. É fazer passagens administrativas dos alunos para que os professores não sejam penalizados na progressão da sua carreira.”

"MINISTRA DEVE SER FLEXÍVEL"

Maria Afonso, 61 anos prof. de Geografia, de Almada

“Desde as manifestações do pós-25 de Abril que não participo em nenhum protesto. Hoje estou aqui pela má imagem que este Ministério está a passar dos professores. Sou a favor da avaliação, cabe ao Ministério distinguir os melhores professores dos piores, mas não assim, não se pode dizer impreterivelmente que é agora e que é para hoje. Acho que a ministra devia ser mais flexível. Não digo para recuar em absoluto na avaliação, mas deve ser mais flexível no diálogo.”

"IR PARA A ESCOLA É UMA ANGÚSTIA"

Cândida Antunes, 52 anos prof. de Português, de Lisboa

“Venho aqui por um motivo simples, para pedir respeito. É fundamental haver mais justiça e diálogo nesta política educativa. Estas mudanças obedeceram a critérios profundamente injustos, as coisas tinham de ser mudadas, é certo, mas de uma forma em que houvesse justiça. Tenho oito anos de formação superior e vou ser avaliada por professores com menos tempo de serviço e com menos formação académica. Sinto-me penalizada. Às vezes ir para a escola é uma angústia, estou desiludida.”

Pedro Ribeiro disse...

http://www.worldometers.info/pt/

Anónimo disse...

Olá Pacheco

Saudações sportinguistas!

Anónimo disse...

Olá Pacheco!

Saudações ACADEMISTAS !!!!

Anónimo disse...

Curioso o site que o Pedro indicou.

já agora visitem

http://maps.live.com/

Anónimo disse...

Porra... não me fales desse site que passei a noite de ontem toda ligada nessa porcaria!!!!!

Pedro Ribeiro disse...

e depois queixa-se que os professores trabalham muito!
daaaaa

Anónimo disse...

ah ah ah ah

Os professores têm é a capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo! Tem que ser né??? senão, mal deles coitados!!!!

Mas olha que te fica mal criticares os profs, já te disse que só criticam professores quem foi mediocre na escola, que não foi o teu caso!!!!! eh eh eh eh eh eh

Anónimo disse...

amigos voces estao mesmo pegados . ja vi que voces estao mesmo bem ,

Anónimo disse...

eh pá ... dois dias seguidos ????

É obra Pacheco... Bem aparecido sejas!!!

Pedro Ribeiro disse...

ó couceiro, por acaso, até fui um aluno medíocre, vê lá tu q ainda nem sequer consegui acabar o meu curso de jornalismo. continuo a pagar as propinas e a dar lucro ao governo.
é um facto...mas com 18 anos já ganhava o meu dinheirito no diário de coimbra para o que fosse preciso.
essa de ninguém poder criticar os professores, é de facto uma atitude autista. quem n critica?
lutem pelos vossos direitos, trabalhem, n andem a pastar (alguns), e não se escondam no meio de lutas politicas.
necessitas urgentemente de injectar uma boa dose de humildade, para perceberes, que já todos já perceberam, que os professores têm razão. agora, é preciso saber explicar as ideias. o que nem sempre aconteceu. continuem a bater palmas ao mário nogueira.

abraços

Pedro Ribeiro disse...

com esta oposição...

Pacheco Pereira acusou esta terça-feira a direcção do PSD de querer «varrer do partido os seus críticos internos», numa referência à maneira como a comissão permanente lidou com as críticas de Rui Rio e António Capucho.

«A Purga. Começou», escreve Pacheco Pereira no blog Abrupto, lembrando que a Comissão Permanente do PSD chamou Rui Rio a prestar declarações ao Conselho de Jurisdição e, face à promessa de demissão de António Capucho, agradeceu os serviços prestados pelo social-democrata.

«Menezes que atacou publicamente Cavaco, Marcelo, Durão Barroso, e Marques Mendes, em literalmente centenas de entrevistas, artigos, declarações, num blog escrito em seu nome por um assessor da CM Gaia, em comentários televisivos na SICN, em directos feitos de sua casa enquanto decorriam Congressos do PSD em que não estava, e nalguns livros, quer intimidar e varrer do partido os seus críticos internos», escreve o colunista e professor universitário.

A Comissão Permanente do PSD chamou Rui Rio a prestar esclarecimentos «face às gravíssimas declarações» que considera terem sido prestadas pelo presidente da câmara do Porto. Entretanto, o autarca admitiu que nunca lhe passou pela cabeça ser alvo de um processo.

Contudo, o secretário-geral do PSD sublinhou que
Rio não vai ser alvo de nenhum processo disciplinar e que a única sanção a que poderá ser sujeito é uma sanção ética.

As alterações ao regulamento, decididas no sábado, originaram reacções em catadupa, opondo Menezes e Santana aos críticos internos do PSD. Para Castro Almeida, autarca de S. João da Madeira, Santana não tem «autoridade» para definir um «discurso correcto», lembrando anteriores declarações do líder parlamentar a acusar Marques Mendes de ter «métodos nazis», numa reacção às críticas que o líder da bancada do PSD lhe dirigiu segunda-feira à noite.

Durante um debate promovido pelo Clube dos Pensadores, Santana considerou que críticas como as que o presidente da câmara do Porto e Castro Almeida dirigiram ao líder do PSD levam a «um clima de terror». «Foi ele, Santana Lopes, o percursor do discurso do terror. Quem há meio ano usava as expressões nazi e estalinista, não pode agora falar em discurso do terror», afirmou o autarca.

«Inaceitável» forma como Rio e Capucho foram «destratados»

O ex-secretário-geral do PSD afirmou «não aceitar» a forma como dois militantes históricos do seu partido, Rui Rio e António Capucho, foram «destratados» num comunicado da direcção do partido. «Este inaceitável comunicado da direcção do PSD é triste e preocupante porque se trata de dois ex-secretários-gerais e dois dos actuais mais importantes presidentes de câmara do PSD e duas figuras históricas e marcantes que deram muito ao PSD ao longo do tempo e a quem os portugueses reconhecem enorme mérito e indiscutível seriedade», afirma Arnaut em comunicado enviado à Lusa.

«Enquanto militante de base que hoje sou, não posso aceitar a maneira como estes dois históricos militantes são destratados por este inaceitável comunicado da direcção política do PSD».

Relvas pede «retorno à serenidade»

O deputado do pediu «o retorno à serenidade» e defendeu a importância de Rui Rio e António Capucho, a propósito das decisões da direcção em relação aos dois sociais-democratas. Em declarações à agência Lusa, Miguel Relvas considerou «fundamental o retorno à serenidade, à tranquilidade» no PSD. Estivemos, estamos e continuaremos a estar todos no mesmo partido».

in portugal diário

Pedro Ribeiro disse...

Ex-presidente da Mancha Negra admite avançar com candidatura

NÃO TEME CONFRONTO COM ACTUAL PRESIDENTE

João Francisco Campos, sócio da Académica e ex-presidente da claque Mancha Negra, admitiu avançar com uma candidatura às próximas eleições do clube se não surgir outro candidato à presidência do clube. "Vou ver se aparece alguém mais maduro, mas se não aparecer, avanço sem problemas", afirmou à agência Lusa.

Um crítico da gestão de José Eduardo Simões, João Francisco Campos não quer ver o actual presidente da Académica concorrer sozinho nas eleições marcadas para o dia 14 de Abril. Membro do Conselho Académico, um órgão consultivo da Briosa, o ex-líder da claque Mancha Negra reconhece que a sua juventude - tem 31 anos - pode condicionar a sua eventual candidatura. Mesmo assim, garante estar pronto para avançar com uma lista, se for mesmo necessário. "Não tenho medo de o enfrentar [a José Eduardo Simões]", observou.

Eventuais listas candidatas têm que dar entrada até o próximo sábado, dia 15 de Março. A Lusa escreve que a Assembleia-Geral desta quarta-feira à noite poderá trazer novos desenvolvimentos ao processo eleitoral da Académica.

in sitio record

Anónimo disse...

epa isto esta a aquecer , acho este assunto muito serio e tambem acho que voces tem que ter calma os dois ,nao se esquecam da amizade de infancia

Anónimo disse...

JFKampos está doidinho! Coitada da briosa se esse gajo alguma vez, hipoteticamente, ganhasse !...

Isto está lindo, está...

Pedro Ribeiro disse...

ó pacheco, isto é só conversa, as amizades de infância - e outras - nada têm a ver com opiniões e formas de estar na vida.
vê lá é se apareces. marca umas colas no costa...sempre fica mais baratinho do q na munich!!!!!

Pedro Ribeiro disse...

Menezes: professores avaliados por agências

Sugestão do presidente do PSD foi apresentada esta tarde

O presidente do PSD defendeu esta quarta-feira um modelo de avaliação dos professores cujo controlo «seja desestatizado e desgovernamentalizado através de agências externas seleccionadas por concurso público» e seja ao mesmo tempo controlado pelos professores, noticia a Lusa.

Durante uma sessão de balanço dos três anos de governação do PS, Luís Filipe Menezes defendeu que o actual modelo de avaliação dos professores dá ao Governo o controlo desse processo e anunciou a alternativa proposta pelo PSD.

Maioria dos professores avaliada em 2009
Professores contratados: um novo problema?

«Vamos defender para esta questão em particular como para muitas outras que esse controlo seja desestatizado e desgovernamentalizado através de agências externas seleccionadas por concurso público», declarou.

Menezes acrescentou que o modelo proposto pelo PSD tem «uma nuance», que é o processo ser feito «com o acompanhamento e com o controlo dos professores através dos seus legítimos representantes, que têm de ser inseridos de raiz no processo da sua própria avaliação».

in sitio portugal diario

Anónimo disse...

Não é o Menezes a falar...

Sei de fonte segura que está a falar por outros...

No entanto, esta mania do "Pear Evolution" que graça por toda a europa, já começou a dar maus resultados, Portugal vai agora começar a dar os promeiros passos na "Avaliação por pares", sinceramente não sei se concordo!

Como disse, quem informou Menezes informou-o bem, possivelmente poderia ser uma solução !!!!



Já agora e voltando a Sr. Rangel...ouçam esta, ainda acham que este senhor merece credibilidade????


"Emídio Rangel classificou com palavras ferozes os seus colegas de profissão

Emídio Rangel teceu uma crítica avassaladora ao jornalismo português esta quinta-feira, na apresentação do livro de Manuel Maria Carrilho, «Sob o signo da verdade».

No seu discurso, esta tarde, o conhecido jornalista falou de repórteres «pagos para todos os serviços», assim como, «jornalistas que se prostituem na praça pública».

«Podridão», «perversidade» e «canalha» foram alguns dos termos utilizados por Emídio Rangel para referir certos colegas de profissão, que preferiu não identificar. Rangel classificou anda o livro de Carrilho como «um relato impiedoso da má comunicação social que temos», defendendo que o actual vereador de Lisboa fez um testemunho «frontal e corajoso»."
Emidio Rangel

Este senhor de facto, parece que só ele é que é bom!!!! enfim... são os "Hooligans em Lisboa"

Pedro Ribeiro disse...

Mudanças Ortográficas

A partir de 2008, Brasil, Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - terão a ortografia unificada.

O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol.
A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais.
Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros.
Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado.
No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada.

Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.

O que vai mudar na ortografia em 2008:

- As paroxítonas terminadas em "o" duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de "abençôo", "enjôo" ou "vôo", os brasileiros (e os outros) terão que escrever "abençoo", "enjoo" e "voo";

- mudam-se as normas para o uso do hífen no meio das palavras; O hífen vai desaparecer do meio de palavras, com excepção daquelas em que o prefixo termina em `r´, casos de "hiper-", inter-" e "super-". Assim passaremos a ter "extraescolar", "aeroespascial" e "autoestrada".

- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do substantivo dos verbo "crer", "dar", "ler","ver" e seus decorrentes, ficando correta a grafia "creem", "deem", "leem" e "veem";

- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como "louvámos" em oposição a "louvamos" e "amámos" em oposição a "amamos";

- O trema (brasileiro) desaparece completamente. Estará correto escrever "linguiça", "sequência", "frequência" e "quinquênio" ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio;

- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de "k", "w" e "y";

- O acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição);

- No Brasil, haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia". O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia;

- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado, como em "acção", "acto", "adopção" e "baptismo". O certo será ação, ato, adoção e batismo ;

- Também em Portugal elimina-se o "h" inicial de algumas palavras, como em "húmido", que passará a ser grafado como no Brasil: "úmido";

- Portugal mantém o acento agudo no “e” e no “o” tônicos que antecedem “m” ou “n”, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus;

Pedro Ribeiro disse...

não é o menezes a falar?
pois, daí a confusão que vai no partido!!!

Pedro Ribeiro disse...

é o país que temos...

Ambulância acidentada sem seguro registado

A carrinha de transporte de doentes que foi abalroada, anteontem, por um comboio em Monte Redondo, Leiria, não está registada no Instituto de Seguros de Portugal, de acordo com a informação recolhida pela Lusa.

Segundo fonte ligada ao sector, esta aparente ilegalidade só poderá estar sanada caso tenha sido feito um seguro recente do veículo, já que os mediadores têm um prazo de uma semana para inserir esses dados na base nacional.

Até ao final da tarde de ontem, a GNR não tinha recebido a confirmação dos documentos relativos ao seguro por parte da Associação Cultural dos Lugares Amigos (ACLA), proprietária da carrinha sinistrada. Um dos responsáveis disse às autoridades que estava ausente "por motivos de saúde" mas garantiu que levaria a documentação do veículo e que esta estaria "em ordem", disse fonte da GNR.

Contudo, a última apólice registada na base de dados das seguradoras referente à matrícula da carrinha sinistrada data de Dezembro de 2007 mas foi anulada por falta de pagamento, de acordo com os dados recolhidos pela Lusa. Por outro lado, fonte do processo explicou que a carrinha ainda está registada na Direcção-Geral de Viação como viatura de mercadorias e não de transporte de doentes.

Com estas anomalias, o veículo não teria condições de ser aprovado em qualquer inspecção periódica, acrescentou fonte ligada aos centros de inspecção automóvel. O presidente da Junta do Coimbrão, Paulo Pedro, mostrou-se "totalmente surpreendido" e garantiu desconhecer este tipo de irregularidades. Segundo o autarca, a associação dedicava-se quase em exclusivo ao transporte de doentes.

Anónimo disse...

José Eduardo Simões está a braços com mais processos: de acordo com o semanário “Campeão das Províncias”, o presidente da Académica foi acusado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de mais dois crimes de corrupção e um de abuso de poder, que envolvem a entrega de 25 mil euros à Briosa.

Todos o criticam mas ninguém tem a coragem de o enfrentar nas urnas ...

Anónimo disse...

Avança Miguel!!!!

Anónimo disse...

Nem sonhas as movimentações que têm surgido para que o Maló não avance!!!

No outro dia na sede do PSD em conversa com o Maló, fiquei a saber coisas, que, se fosse eu o candidato, também teria desistido!!!! enfim, mas qualquer um pode sempre ser candidato! Tens as quotas em dia???? eheheh AVANÇA!
Pelo menos um voto já tens! Assumo que votaria em ti!

Anónimo disse...

Calma Miguel... que segundo parece o nosso amigo José Belo vai mesmo avançar!!! JES já treme !!! eheheheh

Pedro Ribeiro disse...

joão francisco campos candidato à direcção, campos coroa ao conselho académico???
juiz américo santos apresenta unica e exclusivamente lista ao conselho fiscal.
ou seja, perante qq dos cenários, JES, se chegar ao acto eleitoral, será reeleito presidente do organismo autónomo da aac.

Pedro Ribeiro disse...

cinema, tenho três convites duplos para:
"o amor em tempos de cólera"
3ªfeira, dia 18 março, 21:30
lusomundo - dolce vita coimbra

Anónimo disse...

Tó apesar de ter as quotas em dia, acho que és mais indicado para te candidatares tu à presidência da AAC, vives em Coimbra e vives mais a Académica do que eu.

E os Pardalitos do Choupal, Santarinos e Mario Castro que tem passado o mandato todo do JES a criticá-lo, não avançam porquê?


Que dizem a fazermos um encontro de bloguistas no Costa e comer o seu famoso bacalhau com grão quando atingirmos as 5 mil visitas ao blogue?

Fica o desafio.

Anónimo disse...

Porra... 100% de acordo.

Amanhã, Sábado, vou já avisar o Costa para esse encontro!

ATENÇÃO QUE O GRÃO SÓ COM MARCAÇÃO!

PS - Será que vou fundar outra confraria do Grão de Bico ?

Desculpem, mas amanhã, antes de recebermos o belém... lá estaremos todos !!!

Anónimo disse...

Malta,

Vamos fazer uma petição para que o IVA do papel higiénico deixe de ser 21% (bem supérfluo) e passe a ser de 5% (bem de primeira utilidade)?

Será que os nossos políticos se limpam às mãos?

Anónimo disse...

Vi há pouco o inicio do discurso do Jorge Coelho no comício do PS no Porto e gostei de ouvir :

"Por vicissitudes da vida hoje não sou ministro, não sou deputado, não sou presidente de câmara nem gestor público, sou apenas um cidadão que trabalha e vive do seu trabalho"